5 maneiras de transformar material escolar velho em novo.

Todo início de ano é certo: as crianças precisam de material escolar novo. É assim que se inicia o marco do ano letivo. Por aí também é assim?

Já pensou em aprender como reciclar material escolares antigos para transformar em algo novinho em folha? É isso que a gente vai te ensinar hoje. Nesse blog você vai descobrir 5 maneiras de transformar material escolar velho em novo. Vem com a gente descobrir!

 

Todo início de ano é certo: as crianças precisam de material escolar novo. É assim que se inicia o marco do ano letivo. Por aí também é assim?

 

E todo começo de ano letivo significa mais e mais compras de materiais. Mochila nova, caderno novo, lápis novo…

 

Mas e se pudéssemos fazer algo pra reutilizar os materiais antigos e ainda economizar uma grana?

 

É muito comum que algumas crianças, ao término de um ano letivo, não tenham utilizado todo o seu material escolar, como as folhas do caderno, por exemplo.

 

Além de pensar na economia de dinheiro, essa sacada de perceber o que podemos reutilizar é um ótimo sinal também para o meio ambiente.

 

Dados da WWF (World Wildlife Foundation) mostram que pra se criar uma folha de papel A4 são necessários aproximadamente dez litros de água.

 

Sobre os lápis, a Faber-Castell, famosa empresa que produz materiais voltados a escrita, somente para a produção de um lápis, é necessário aguardar quinze anos para o crescimento de uma árvore.

 

Reaproveitar material escolar não é bom somente para a economia de dinheiro, mas também para cuidar do meio ambiente. E em tempos de sustentabilidade, precisamos trazer a palavra “reciclagem” como fator principal nas nossas atitudes.

 

Mais reutilização = mais natureza = mais vida!

 

Por isso, dá uma olhadinha nessas 5 dicas que separamos pra você*:

*(Fonte: multirio.rj.gov.br)

Dica 1: Borracha suja

Tem uma borracha velhinha por aí? Todo mundo tem uma dúzia de borrachas perdidas pela casa. Procura na sua gaveta! Com certeza vai achar. Assim que encontrar a sua, vamos transformar ela da seguinte maneira: basta limpar com álcool e ficará nova pra ser reutilizada.

 

Dica 2: Régua velha

Se você tem uma régua com aquele aspecto de desgaste, fique tranquilo. Ela pode “ganhar vida” com apenas a aplicação de alguns adesivos, pinturas, entre outros. Solte a criatividade da criançada e mande ver!

 

Dica 3: Estojo

Uma boa pintura nos estojos do ano anterior com tinta para tecido é uma excelente estratégia pra esconder rasgos ou outros estragos do objeto. Outra dica superlegal é costurar pequenos pedacinhos de tecidos diversos ou até produtos de pintura, pra conseguir personalizar com desenhos feitos à mão.

material escolar

 

Dica 4: Mochila

Outra opção bem econômica é mudar o visual das mochilas antigas. Costurar patches, colocar pequenos emblemas como bandeiras ou desenhos, feitos em pano e linha está liberado. Também é possível fazer algumas aplicações com tecidos de estampas e abusar das cores, até mesmo nos tecidos com renda. Bottons são bem divertidos e deixam a mochila com um ar jovial e bem fofo.

 

Dica 5: Cadernos com folhas em branco

Como dito anteriormente, muitos cadernos não são utilizados até o fim, sobrando diversas folhas em branco. A primeira sugestão que deixamos aqui é retirar aquelas folhas que foram utilizadas e, se houver algum conteúdo importante, guarde-a como preferir. Agora com o caderno somente com folhas em branco, faça colagens com ilustrações e recortes de jornais e revistas da sua preferência. Dá pra brincar com desenhos também. Vai ficar um show!

 

Viu só como é fácil? A criançada vai adorar curtir esse momento de reciclagem junto com você e ainda é legal pra compartilhar com os amigos sobre essas dicas. Quanto mais pessoas seguirem passos como estes, mais sustentabilidade teremos.

 

Agora que você já sabe 5 maneiras de como transformar materiais escolares antigos em novos, compartilhe o link desse blog com alguém que também precisa conhecer.

 

Para curtir e continuar acompanhando dicas como essa, siga nosso Instagram @reciclajunto.

Conte para o mundo!

WhatsAppFacebookPinterestLinkedIn
plugins premium WordPress