Como usar a reciclagem de uma nova maneira

Você já pensou em como usar a reciclagem de uma nova maneira, além da reciclagem conhecida dos resíduos? No blog de hoje você vai aprender um pouco mais sobre os tipos de reciclagem existentes e qual o impacto que eles podem gerar e geram na sociedade.

Você já pensou em como usar a reciclagem de uma nova maneira, além da reciclagem conhecida dos resíduos? No blog de hoje você vai aprender um pouco mais sobre os tipos de reciclagem existentes e qual o impacto que eles podem gerar e geram na sociedade.

Quando se fala em reciclagem, muita gente já pensa em reutilizar sacolas, vasilhas e potes, separar o lixo e muitas outras coisas. Mas além de tudo isso, o que muita gente não sabe também é que existem diversas outras formas de reciclagem.

 

Sabia que doar roupas antigas é uma forma de reciclagem? Isso mesmo!

O nosso programa Recicla Junto fomenta a economia circular, que é exatamente essa prática. A economia circular visa alocar objetos que iriam ser descartados. Esses objetos então passam a ter novos fins, com um novo direcionamento.

Quando você faz uma doação de roupas antigas para uma instituição de caridade, você está colocando em prática a economia circular, alocando um objeto antigo que seria descartado, para exercer a sua função em outro local. Isso também é reciclagem.

 

A própria palavra Reciclagem, que vem da língua inglesa, explica isso. O “re” significa repetir e “cycle” corresponde à ciclo, ou seja, reciclagem significa “repetir o ciclo”.

Quase tudo na vida é passível de reutilização, basta aliar as tecnologias presentes hoje no universo e as inovações para construirmos um mundo cada vez mais sustentável. Quando falamos de reciclagem também podemos ligar diretamente ao nosso conceito de vida, como a nossa rotina e a nossa alimentação.

 

Tudo o que ingerimos, consumimos e levamos para dentro de nossas casas deve ser analisado. Pessoas que são adeptas ao veganismo, por exemplo, além de não consumirem alimentos que vêm de animais, também não consomem de marcas de roupas que fomentem esse tipo de valor. Esse é um estilo de vida muito disciplinado e baseado em valores morais, éticos e porque não, sustentáveis?!

 

A sustentabilidade muitas vezes é discutida apenas no âmbito do meio ambiente, mão na terra, separação de lixo… Mas a vida sustentável perpassa por diversos aspectos como o consumo, atitudes diárias, cuidado com a saúde, relacionamento com empresas e marcas. Tudo conectado.

O planeta Terra sempre buscou se adaptar às inúmeras mudanças que o ser humano a obrigou enfrentar, mas nos últimos 30 anos, percebemos que o meio ambiente tem estado muito doente para conseguir se recuperar.

Por isso, não basta somente pensarmos em uma reciclagem individual, única. É preciso olhar para o todo, olhar para a sociedade e olhar para o coletivo. Não conseguiremos mudar o planeta apenas com discurso. É necessário começar a agir, e logo.

 

O meio ambiente tem dado sinais cada vez mais gritantes sobre seu estado atual e nós não podemos apenas continuar na atitude de remediação, precisamos aprender e ensinar a prevenir futuros desastres que quase já estão certos de acontecer.

A educação ambiental é um excelente recurso para transformarmos discurso em prática. Escolas que possuem esse incentivo logo no começo do ensino infantil tendem a construir cidadãos mais comprometidos com a saúde da natureza.

Projetos e programas como o Recicla Junto também são recursos fundamentais para espalharmos ainda mais o discurso e a prática da sustentabilidade.

O Recicla Junto é um programa idealizado pela empresa Cristalcopo, mas que se adequa a diversos outros pontos para crescer e aumentar o alcance da mensagem de sustentabilidade.

 

Como foi o exemplo do projeto Praia Viva, fruto do Recicla Junto. O projeto esteve presente em algumas praias catarinenses retirando resíduos da praia e reciclando-os. O projeto obteve a marca de 206 kg de resíduos retirados e reciclados em apenas 1 edição. A próxima edição em breve está chegando.

 

São exemplos como este que vão conectar pessoas, marcas, empresas e ideais para se transformarem juntos em uma grande atitude de conscientização, ação e mudança.

 

Agora que você já conhece um pouco sobre como usar a reciclagem de uma nova maneira, não esqueça de acompanhar nossas redes sociais para conferir nossas movimentações de reciclagem e sustentabilidade por aí. Estamos te esperando!

Conte para o mundo!

WhatsAppFacebookPinterestLinkedIn
plugins premium WordPress