lixeira

Conheça a “Smart Bin”, a lixeira inteligente que separa os lixos da sua casa.

Um grupo de estudantes da University of Technology Sydney (UTS), em parceria com a agência nacional de ciências da Austrália (CSIRO) está em processo de desenvolvimento de uma lixeira inteligente. Mas o que ela faz exatamente? Vamos entender.

Você já pensou se a lixeira da sua casa fosse inteligente e separasse o lixo que você descarta nela para deixar tudo organizado para a reciclagem? No blog de hoje você vai conhecer a “Smart Bin”, a lixeira inteligente que separa os lixos da sua casa. Vem conferir!

 

Sim, alguém pensou exatamente nisso: e se existisse uma lixeira inteligente que organizasse o lixo descartado nela?

 

Um grupo de estudantes da University of Technology Sydney (UTS), em parceria com a agência nacional de ciências da Austrália (CSIRO) está em processo de desenvolvimento de uma lixeira inteligente. Mas o que ela faz exatamente? Vamos entender.

 

Essa lixeira consegue separar automaticamente plástico, metal e vidro, além de classificar tipos específicos de plástico. Isso é um passo gigante para a reciclagem!

 

Mas qual exatamente a importância e o impacto de separar esses tipos de resíduos?

 

A iniciativa pela criação do projeto se deu pelos números assustadores do lixo na Austrália: somente o estado australiano chamado Nova Gales do Sul gera aproximadamente 800.000 toneladas de plásticos a cada ano.

 

Sendo que desse número, apenas 10% é reciclado corretamente. Esse resultado se dá pela dificuldade de reciclagem dos materiais que são mal classificados, ou seja, sem uma gestão de organização.

 

A empresa de tecnologia, criada pelos estudantes que encabeçaram esse projeto, tem como principal objetivo mudar a forma como esses materiais são coletados e processados para assim então melhorar a taxa de reciclagem atual do país.

 

Com isso, será possível também alcançar a diminuição dos números dos materiais que são destinados aos aterros.

 

Ao reduzir os resíduos dos aterros, conseguimos poupar os recursos naturais que seriam utilizados para gerenciar esses resíduos, além de combater o desperdício, obviamente.

 

Quanto mais resíduos conseguimos reciclar, menos lixo vamos derramar nos aterros. Além do mau cheiro, esses ambientes causam inúmeras doenças para as comunidades que lhe cercam.

 

Toda essa pesquisa faz parte da chamada Missão Ending Plastic Waste, da CSIRO. A meta dessa pesquisa é reduzir 80% de todos os resíduos plásticos que acabaram entrando no meio ambiente australiano até o ano de 2030.

 

A “lixeira inteligente”, como está sendo chamada, é uma lixeira que promete separar de forma automática o plástico, metal e o vidro, organizando-os direto para a reciclagem. Olha que facilidade!

Lixeira

A tecnologia chamada de “Smart Bin” garante a utilização dessa inteligência para além das residências, podendo ser usada também em shoppings centers, parques, escolas, cinemas e aeroportos.

 

Mas olha só, se você não tem uma lixeira inteligente como essa na sua casa ainda, não tem problema! Temos algumas dicas que com certeza vão te ajudar. Dá uma olhadinha.

 

No nosso blog “3 dicas para mudar o lixo da sua casa” você encontra dicas práticas para começar a implementar o cuidado com o lixo direto na sua casa.

 

É possível ver também alguns exemplos dos materiais que são recicláveis e aqueles que não são. Então, se tinha dúvidas sobre esse assunto, hoje você não vai ter mais! É só acessar o link acima e tirar todas as suas dúvidas.

 

E se ficar com mais alguma incerteza, é só mandar uma mensagem pra gente em uma de nossas redes sociais que vamos adorar te responder.

 

Agora que você já conheceu um pouco mais da “Smart Bin”, a lixeira inteligente e também sobre como organizar o lixo da sua casa, caso não tenha uma lixeira como essa, vamos consumir mais conteúdos interessantes?

 

Acesse agora mesmo nosso Instagram @reciclajunto e esteja sempre atualizado das informações, dicas e movimentações que estamos fazendo e do que podemos fazer juntos para transformar o nosso ambiente hoje.

 

Por lá compartilhamos notícias e te ajudamos nas práticas sustentáveis que podem estar ligadas diretamente na sua rotina. Estamos aqui pra te provar que reciclar e viver uma vida sustentável pode ser simples e animador. Nos encontramos lá!

 

Conte para o mundo!

WhatsAppFacebookPinterestLinkedIn
plugins premium WordPress