O inverno está aí e em muitas localidades do nosso país, pessoas enfrentam frios severos e dolorosos. Mas você pode mudar parte dessa realidade. Esquente o coração de alguém neste inverno. Doe roupas, lençóis, edredons, cachecóis, sapatos, camisas, calças, tudo o que puder!
Sabe aquele casaco guardado no seu armário que você não usa mais? Doe! Na sua cidade ou no seu bairro, igrejas, ONGs e até a prefeitura podem estar recolhendo roupas para doação.
Existem alguns projetos em cidades que trabalham com voluntários para entregar e doar essas roupas, sapatos e lençóis para as pessoas em situação de rua. Dê um Google por aí e descubra quais projetos e programas presentes na sua cidade estão funcionando atualmente e como você pode ajudar e fazer a diferença.
Em lugares como São Paulo, Curitiba e Goiânia, as temperaturas no inverno podem chegar a 6, 7 e 2º C, respectivamente. Ou seja, sua doação pode ajudar a aquecer alguém neste frio terrível.
Atualmente no Brasil, aproximadamente 225 mil pessoas vivem em situação de rua, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Esse dado de 2020 deixa explícito também que esse número pode ser ainda maior atualmente, por conta da crise econômica que o nosso país enfrenta.
Em 2021, só na capital paulista, cerca de 12 pessoas morreram por conta das baixas temperaturas.
Pra você que é de Santa Catarina, deixamos uma bela dica: conheça a Caixa Solidária, importante Projeto de Caixa Solidária de Criciúma que vem crescendo muito e tem caixas espalhadas por toda cidade e região, desde as empresas a condomínios residenciais, comércios, entre outros.
A Caixa Solidária é um projeto solidário que recebe doações de roupas em caixas que ficam posicionadas em diversos locais da cidade. As doações são distribuídas para diversas instituições beneficentes e algumas famílias que são cadastradas no projeto.
Um grande diferencial do projeto Caixa Solidária é que as roupas doadas são passadas por um intenso processo de triagem, e são enviadas conforme as necessidades das instituições e famílias.
A roupa doada também pode ser revendida no bazar e todo o valor adquirido é entregue para as instituições. Assim você transforma sua doação de roupa também em outros equipamentos, como instrumentos musicais, materiais escolares, materiais de construção e qualquer outro objeto que a instituição venha precisar.
E essa ação de solidariedade não dura somente no inverno, mas em todas as outras estações!
As caixas do projeto ficam posicionadas em seus respectivos espaços nas cidades durante todo o ano, para que você possa doar sempre que puder. Sabemos que não faz frio somente no inverno, e o projeto ajuda também de diversas outras formas, transformando as roupas doadas em outros benefícios que irão ajudar todas essas famílias e pessoas.
Para doar na Caixa Solidária você não precisa de nenhum cadastro nem precisa dialogar com ninguém, apenas precisa da sua boa vontade para ajudar. Basta encontrar uma caixa posicionada na cidade e inserir a sua doação.
Lembrando que a caixa aceita todo o tipo de roupa, calçados, acessórios, meias, bonés e gorros, mas não aceita comidas, ferramentas, líquidos, materiais químicos e nem cremes.
Para mais informações sobre a Caixa Solidária e para conhecer mais sobre o projeto, acesse: caixasolidaria.com.br.
1 casaco seu pode esquentar 1 pessoa. Isso já é uma grande diferença. Vamos juntos aquecer o coração de alguém?
Agora que você já sabe como ajudar a esquentar o coração de alguém neste inverno, doando suas roupas, vamos para a prática? Organize seus pertences e encontre o local mais próximo para doar. Seja você de Santa Catarina, da Bahia, de São Paulo, do Acre, de Goiás, de onde for, encontre o local mais próximo para ajudar ou uma pessoa que esteja precisando da sua doação.
Você vai fazer a diferença com sua pequena atitude e o mundo vai sorrir de volta pra você. É nisso que nós acreditamos.