Descubra o impacto da reciclagem na sua saúde

A reciclagem, por sua vez, traz diversos impactos também para a nossa sociedade e principalmente para a sua saúde. Impactos esses, dessa vez, positivos! Vamos juntos entender um pouco mais sobre como a reciclagem pode auxiliar na transformação desses espaços inadequados para a sociedade.

A reciclagem tem muitos papéis em nossa vida, e um deles é na nossa saúde. Hoje você vai descobrir qual o impacto real da reciclagem na sua saúde. Vamos lá?

 

Você sabia que ao reciclar, você evita também a expansão dos lixões, que são extremamente prejudiciais à nossa saúde?

 

Os lixões são locais considerados inadequados para o descarte de resíduos. Lá são depositados desde resíduos domiciliares, até os com alto teor de poluição, como os resíduos industriais e hospitalares.

 

A maioria desses lixões são utilizados pela população carente como forma de renda. Os catadores, por exemplo, utilizam a coleta de materiais para a reciclagem e obtêm renda diante disso. Mas o problema ultrapassa essa dor econômica e também social.

 

O grande embaraço é que tanto esses catadores, quanto as pessoas que vivem em volta desses espaços, e até mesmo quem vive longe, sofre com os malefícios provocados pela existência desses lixões.

 

Esses espaços causam problemas não só ambientais, como também problemas sociais e de saúde pública.

 

Com o objetivo de eliminar esses espaços, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) decretou diversas ações que prevêem a extinção desses lixões e a substituição deles por aterros sanitários, menos prejudiciais à saúde pública.

 

Pois é! Existem diversas nuances que fazem da reciclagem uma saída crucial para combater doenças em algumas regiões, por exemplo.

 

Outros pontos cruciais que esses lixões trazem são inundações que acontecem em cidades, afetadas justamente por esses lixos e resíduos que não são descartados corretamente.

 

Inicialmente, a legislação ordenou todos os estados e municípios a fecharem os lixões, mas a burocracia na implementação dos aterros sanitários dificultou o processo.

 

Na sua casa ou na sua cidade, a reciclagem é tratada como prioridade? Quais os efeitos a reciclagem têm no ambiente com o qual você convive? E no seu trabalho, práticas ambientais são incentivadas e difundidas entre os colaboradores?

 

Um estudo feito pelo Departamento de Economia da Selur (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana) revelou alguns impactos assustadores sobre os lixões.

 

O estudo aponta que a queima irregular dos dejetos que são descartados nos lixões Brasil afora, liberam aproximadamente 6 milhões de toneladas de gases do efeito estufa, somente em 1 ano.

 

Isso equivale aos gases emitidos por 3 milhões de carros movidos a gasolina na mesma época.

 

Lembre-se: o meio ambiente é você!

 

Além disso, há outros impactos desses lixões para o meio ambiente, como:

  • Mau cheiro;
  • Aumento de doenças;
  • Aumento de incêndios;
  • Contaminação da água;
  • Contaminação do solo
  • E diversas outras coisas.

 

A reciclagem, por sua vez, traz diversos impactos também para a nossa sociedade e principalmente para a sua saúde. Impactos esses, dessa vez, positivos! Vamos juntos entender um pouco mais sobre como a reciclagem pode auxiliar na transformação desses espaços inadequados para a sociedade.

 

Assim como os lixões trazem diversos malefícios para a saúde pública, reciclar resíduos que iriam ser descartados para esses mesmos lixões é evitar que problemas como esses ocorram.

 

Evitar a proliferação desses espaços é evitar diversas epidemias, intoxicações, doenças e problemas sociais, que muitas cidades encontram ao ter esses lixões por perto.

 

Mas engana-se quem acha que morar longe desses lixões é a salvação, afinal, todo o ciclo social gira em torno do comum, e mesmo que não esteja próximo de um lixão, você vai acabar tendo contato com algumas dessas pontas.

 

Utilizar esses espaços prejudicados e trazer as tecnologias presentes e disponíveis hoje para transformá-los, deveria ser de interesse de todos, afinal, toda e qualquer consequência no meio ambiente voltará para ninguém mais ninguém menos que nós mesmos.

 

Não se esqueça: o meio ambiente é tudo o que você toca, tudo o que come, tudo o que você respira. O meio ambiente é você.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o impacto da reciclagem na sua saúde, não deixe de acompanhar nosso Instagram e conferir mais sobre o nosso programa de reciclar o mundo. Participe com a gente! Estamos te esperando.

 

Conte para o mundo!

WhatsAppFacebookPinterestLinkedIn
plugins premium WordPress