Muito se tem discutido sobre o impacto do consumo no meio ambiente e apesar do diálogo sobre diferentes materiais, é um fato que o plástico sempre acaba sendo o alvo apontado como um substrato que merece ser erradicado.
Mas será que ele é realmente o grande vilão da sustentabilidade?
Não é bem assim… A verdade é que o plástico foi criado como uma solução para resolver problemas ambientais, uma vez que ele surgiu como uma alternativa para reduzir a caça ao marfim e fornecer bainhas para a fiação elétrica.
Precisamos refletir e repensar: o plástico é muito mais do que “lixo”, ele é um dos materiais mais influentes para a Economia Circular. Com uma alta capacidade de reciclagem, ele pode ganhar várias funções diferentes, inclusive a de matéria-prima para novos objetos.
O nosso parceiro, Eco Local Brasil, movimenta a Cooperativa do mar, que é a primeira Cooperativa da América Latina especializada em gestão de resíduos de oceanos e através dela eles transformam inúmeros materiais, incluindo o plástico, em novos objetos como brinquedos e bancos de praça.
Em resumo: a forma como usamos o plástico e nossa compreensão dele como um recurso precisa mudar, é claro, mas sem dúvidas ele é fundamental nas nossas atividades cotidianas, para a economia do país e, sim, ele também é sustentável, desde que cada um de nós assuma sua parcela de responsabilidade e faça a destinação correta para os centros de reciclagem (não só do plástico, mas de todos os nossos resíduos).
Vamos mudar a nossa relação diária com o consumo e ter mais consciência?
O verdadeiro vilão da sustentabilidade é insistir em velhos hábitos. Comece a fazer a sua parte hoje!