Reciclagem: Como separar os resíduos recicláveis em casa

É bastante comum que as pessoas descartem os resíduos na lixeira comum, no portão de casa mesmo, e em seguida é como se eles magicamente deixassem de existir.

“Você separa os resíduos da sua casa corretamente?

É bastante comum que as pessoas descartem os resíduos na lixeira comum, no portão de casa mesmo, e em seguida é como se eles magicamente deixassem de existir.

A verdade é que o caminho desses materiais é longo e eles param em lixões abarrotados, contaminando o solo, destruindo nossos lençóis freáticos e emitindo os gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia podem contribuir ativamente para contornar esse cenário e você pode fazer a sua parte dando o primeiro passo: incentivando a separação de resíduos dentro da sua casa e estimulando toda família a agir. Mas como fazer isso?

Entenda por que você deve reciclar:

Quando você recicla está fazendo mais do que evitar que os seus resíduos parem em aterros sanitários, mas também promovendo a economia de recursos, reduzindo resíduos, diminuindo os custos de matérias-primas e gerando empregos e novas oportunidades, principalmente para os catadores e cooperativas que vivem dessa coleta.

 

Saiba o que é e o que não é reciclável:

 Tipos de resíduos:

Resíduos recicláveis:

Plásticos como garrafas, copos, embalagens PET (de refrigerantes, vinagre, óleo, por exemplo);

Papel como jornais, revistas, folhas de cadernos, embalagens tipo Tetra Pak, caixas de papelão;

Vidro como potes de conserva, garrafas e embalagens (e atenção ao descarte, vidro quebrado precisa ser descartado com consciência para evitar acidentes);

Metal como tampinhas de garrafas, latinhas de refrigerante, chapas, ferragens, arames, talheres de metal, panelas sem cabo, cobre.

Resíduos NÃO recicláveis:

Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV, Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos usados, Clipes, Tachinhas, Latas de inseticidas, Grampos, Latas de solventes químicos, Esponja de aço, Latas de verniz, Seringas, Ataduras, Agulhas, Algodão, Gaze, Absorventes, Fraldas descartáveis.

 

 

Aprenda a separar os resíduos domésticos e como fazer a destinação correta:

Fazendo a separação:

Deixe em locais separados os resíduos secos e os orgânicos, deixando-os em latões diferentes e reserve um local de descarte para os rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado, como o lixo do banheiro, por exemplo).

Não amasse nem rasgue os papeis que serão destinados à reciclagem e não se esqueça de esvaziar todas as embalagens.

Fazendo a limpeza:

É muito importante remover os excessos de sujeira nos materiais, para evitar o mau cheiro e proliferação de insetos nos pontos de reciclagem e cooperativas, evitando, assim, danos à saúde dos catadores que fazem a triagem desses resíduos.

Limpe os resíduos com papel usado ou água de reuso, deixe secar naturalmente e não misture embalagens molhadas com papéis que serão destinados à reciclagem.

Reaproveite o que puder:

Composteiras são excelentes alternativas para dar a destinação correta aos resíduos orgânicos, que dessa forma se transformam em adubo para uma hortinha caseira, por exemplo. Se não utilizar esse material na sua casa, você pode doar para empresas e associações que transformam resíduos orgânicos em adubo.

Encontre um ponto de coleta:

Informe-se sobre a coleta seletiva em sua região, se a prefeitura da sua cidade não realizar esse trabalho, busque por cooperativas que recebem esses materiais ou encontre pontos próximos à sua residência em apps e ferramentas úteis para essa finalidade.

#DicaDoRecicla: O site www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php permite que você consulte pontos de coleta de acordo com seu endereço.

 

Pontos de coleta em Criciúma:

ACRICA – Resíduos domésticos

TF SUL – Resíduos eletrônicos

Reciclus (localizados no Giassi) – Lâmpadas

 

Atenção aos materiais que necessitam de um descarte diferenciado:

Informe-se sobre os pontos de coleta que recebem materiais como óleo de cozinha, baterias, pilhas, latas de aerossol, lâmpadas, móveis usados, eletrodomésticos, tecidos e medicamentos.

Descarte medicamentos somente em Unidades Básicas de Saúde da sua cidade, ou em farmácias e drogarias que recebem esses resíduos.

 

Agora que você já sabe como dar o primeiro passo, comece a fazer a diferença, consuma com responsabilidade e descarte com CONSCIÊNCIA! Para não perder dicas e informações especiais sobre a reciclagem e a economia circular, siga @reciclajunto nas redes sociais.

 

Conte para o mundo!

WhatsAppFacebookPinterestLinkedIn
plugins premium WordPress