A sustentabilidade corporativa nunca foi tão urgente quanto agora:
O mundo está vivendo uma crise ambiental sem precedentes, em grande parte devido ao consumo insustentável de recursos naturais, que trazem consequências preocupantes para o meio ambiente e consequentemente, para o futuro da humanidade.
De acordo com dados do Global Footprint Network, nós estamos atualmente consumindo os recursos de 1,7 planetas – o equivalente a mais de 74% da capacidade de renovação da Terra. Isso significa que estamos esgotando recursos naturais em uma taxa insustentável e produzindo resíduos em uma taxa maior do que a natureza pode absorver.
Qual o resultado de tudo isso?
Impactos significativos sobre o meio ambiente e sustentabilidade, como desmatamento, perda de biodiversidade, poluição do ar e da água, mudanças climáticas e outras ameaças à saúde e bem-estar de todos.
A perda de biodiversidade, por exemplo, é uma das consequências mais graves. Segundo a Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), cerca de um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção, o que representa uma perda irreparável para o planeta.
Isso porque as espécies animais e vegetais desempenham papéis importantes nos ecossistemas que suportam a vida humana, fornecendo serviços fundamentais para nossa sobrevivência, como a purificação da água e do ar, a polinização das plantas e a regulação do clima. Além disso, muitas plantas são usadas na medicina e na indústria, e sua perda pode ter consequências significativas para esses setores impactando, também, a sustentabilidade corporativa.
Panorama sobre relação dos brasileiros com temas da sustentabilidade
No Brasil, a preocupação com a sustentabilidade vem crescendo nos últimos anos. De acordo com dados do Google Trends, uma ferramenta que analisa o volume de buscas, as pesquisas por termos relacionados a sustentabilidade cresceram mais de 150% nos últimos cinco anos. Entre os termos mais procurados estão “energia solar”, “consumo consciente”, “água”, “reciclagem”, “agricultura sustentável” e “mudanças climáticas”. Além disso, há também uma preocupação com a gestão adequada dos resíduos e com a adoção de práticas sustentáveis por parte das empresas.
Ao menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante para o cotidiano, segundo dados da Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado.
O levantamento também mostra a opinião do público sobre hábitos de consumo e preferências de marcas no mercado, mostrando que a preocupação com o consumo consciente e sustentabilidade corporativa está presente na vida de muitas pessoas. Dos entrevistados, 37% já deixaram de comprar produtos de empresas que não atendem a agenda de preservação do meio ambiente.
De acordo com a pesquisa, as empresas com práticas sustentáveis têm a preferência de 82% dos brasileiros. Além disso, 62% levam em consideração a postura da marca em relação ao meio ambiente no momento de decisão de compra.
E dentro de suas casas, o que as pessoas estão dispostas a fazer pelo planeta?
Segundo o mesmo levantamento da Opinion Box, apenas 2% da população não faz nada para ajudar o meio ambiente.
Os dados também mostram que os hábitos sustentáveis dos brasileiros começam dentro de suas casas. Apenas 2% da população não faz nada para ajudar o meio ambiente. Enquanto isso, mais de 60% das pessoas estão usando lâmpadas econômicas e economizando água. Quase metade das pessoas também reutilizam embalagens e separam os lixos para reciclagem.
Por que as empresas precisam começar a pensar em medidas sustentáveis?
Os hábitos de consumo mudam de acordo com as necessidades da população em determinado período. Diante de um cenário como o que estamos, em que os recursos naturais estão se esvaindo com mais velocidade do que podemos impedir, os consumidores passam a confiar e dar preferência para empresas que já estão engajadas com a preservação ambiental.
Em pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), constatou-se que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados afirma não se importar em pagar um pouco mais por isso.
Como as empresas podem contribuir com a sustentabilidade corporativa?
- Incluir o tema na agenda de projetos da empresa
Quanto o maior número de pessoas e marcas trabalhando e buscando por soluções menor serão os impactos negativos causados ao meio ambiente. Pensar fora da caixa e participar ou apoiar efetivamente ações relacionadas a sustentabilidade corporativa é de extrema importância.
Dar apoio para projetos sociais e ambientais, como doações, voluntariado ou investimentos em áreas como educação e saúde, são ações que parecem pequenas, mas fazem grande diferença.
- Focar na redução de danos
É crucial adaptar processos e pensar em mudanças para o dia a dia das empresas.
Implementar processos de produção mais sustentáveis, com redução de desperdícios e emissões de poluentes é um caminho promissor para começar. Utilizar fontes de energia renováveis e investir em tecnologias mais limpas são outras possibilidades que devem ser pensadas.
Adotar práticas de economia circular, como a reciclagem e reutilização de materiais e produtos sempre que possível também são ótimas opções.
- Contribuir ativamente com a economia regenerativa
Reduzir os danos e impactos causados no ambiente é fundamental, mas não é tudo. A inovação e tecnologia devem andar lado a lado no processo de busca por mudanças estruturais que possam ir além, repensando novas formas de apresentar serviços, produtos e negócios que sejam capazes de impactar positivamente no processo de regeneração dos recursos naturais.
Agora que você está consciente sobre esses dados alarmantes e já sabe qual o impacto da sustentabilidade corporativa, compartilhe esse conteúdo com amigos, familiares e colegas de trabalho. Juntos podemos aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e incentivar empresas a adotarem medidas sustentáveis!
Para continuar acompanhando conteúdos sobre sustentabilidade, siga nosso Instagram.