embalagens

Você sabe o que significam os símbolos nas embalagens? Venha descobrir!

Em todas as embalagens nós podemos encontrar alguns símbolos, mas você sabe o que significam? Venha que hoje você vai descobrir o significado de cada símbolo nas embalagens. Spoiler: tem coisas interessantíssimas que você provavelmente nunca ouviu falar!

Em todas as embalagens nós podemos encontrar alguns símbolos, mas você sabe o que significam? Venha que hoje você vai descobrir o significado de cada símbolo nas embalagens. Spoiler: tem coisas interessantíssimas que você provavelmente nunca ouviu falar!

 

No Brasil e no mundo, diversas embalagens possuem categorias que são sinalizadas por símbolos. Você provavelmente já deve ter visto algum desses símbolos e se perguntado o que eles significam.

 

Esses símbolos existem pois cada embalagem é feita de uma material diferente da outra, ou seja, suas composições são diferentes. Alguns tipos são mais pesados e rígidos, já outros são mais flexíveis e leves.

 

Os símbolos e todos esses códigos ajudam bastante também os catadores e catadoras, que encaminham todo esse material coletado para os centros de resíduos para serem reciclados.

embalagens

Hoje você vai descobrir suas categorias, onde eles estão presentes e o que significam cada um deles. Vamos lá?

  • Polietileno tereftalato (PET – número 1): material mais utilizado em embalagens e produtos de consumo, como garrafas d’água, refrigerantes e outras bebidas de escala industrial. Esse material é muito usado também na fabricação de alguns carpetes, vassouras, tecidos, acessórios diversos e até alguns produtos de limpeza.

 

  • Polietileno de Alta Densidade (PEAD – número 2): usado para embalagens de leite, de detergente, de óleo, na fabricação de brinquedos e alguns sacos plásticos. Especialistas afirmam que este é o tipo mais seguro de plástico porque libera poucos produtos químicos. Isso significa que sua água será mais limpa e com efeitos prejudiciais mínimos à saúde. Esse material, quando reciclado, pode se transformar também em cadeiras, latas de lixo, frascos e até mesmo tubulação de esgoto.

 

  • Cloreto de Polivinil (PVC – número 3): este símbolo indica o uso de PVC, um plástico que é macio e flexível, mas altamente tóxico.

 

  • Polietileno de Baixa Densidade (PEBD – número 4): Embora este tipo de plástico não libere produtos químicos na água, é improvável que você veja este rótulo na garrafa, porque o material PEBD não é usado no envase de água.

 

  • Polipropileno (PP – número 5): este tipo de material é leve e resistente ao calor, e não vai derreter facilmente, se aquecido. Em geral, é um tipo bastante seguro de plástico, e também pode bloquear a umidade, graxa e produtos químicos.

 

  • Poliestireno (PS – número 6): um tipo de plástico leve e barato que é usado em diversos produtos.

 

  • Policarbonato (PC – número 7) ou material não rotulado/outros: este é potencialmente o plástico mais perigoso. Se você encontrar o “PC” em garrafas de plástico (ou nenhuma rotulagem ou especificação), evite imediatamente.

Cada categoria dessa acompanha um número (de 1 a 7), facilitando assim a separação de cada diferente tipo de plástico, fazendo com que seja mais homogêneo a reciclagem.

 

Porém não basta somente saber o que significa cada símbolo nas embalagens plásticas, mas também se conscientizar ao utilizar cada uma delas. Cabe a você como cidadão e as demais empresas se conscientizarem em torno disso, para juntos conseguirmos diminuir o lixo ambiental.

 

Em nosso perfil do Instagram, @reciclajunto por exemplo, estamos o tempo todo divulgando e fomentando empresas, marcas e perfis que contribuem para a solidificação desse propósito de cuidar do meio ambiente, seja com práticas simples até as mais complexas, que demandam mais pessoas.

 

O que queremos deixar como mensagem é que não basta entendermos a situação que vivemos atualmente em nosso meio ambiente, mas também nos orientar para quais atitudes estamos tomando e quais atitudes iremos tomar para mudar essa realidade que não se encontra tão bem.

 

São pequenas atitudes que fazem a diferença e não podemos esquecer de fazê-las e de incentivar mais e mais pessoas a fazê-las também.

 

Agora que você já sabe o que significam os símbolos nas embalagens, que tal continuar nos acompanhando para descobrir outras curiosidades do nosso meio ambiente e dicas para reciclarmos ele? Estaremos te esperando sempre por aqui!

Conte para o mundo!

WhatsAppFacebookPinterestLinkedIn
plugins premium WordPress