Enriquecimento da alimentação e redução do desperdício através do reuso de cascas
Se você está lendo esse post porque deseja saber como fazer corretamente o reaproveitamento de cascas das frutas e verduras que consome, saiba que você é privilegiado!
Segunda a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE em 2019, apenas 13% da população brasileira consome frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana. E o mais assustador é que, de acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos adquiridos pelas famílias brasileiras são desperdiçados, contribuindo para o aumento do volume de resíduos orgânicos.
Ou seja, além do comprometimento ambiental em torno do aproveitamento integral dos alimentos, levantamos também a questão de como nossa população, até mesmo os mais privilegiados, possuem pouco acesso à informação sobre os nutrientes de frutas e verduras e como extraí-los.
Esse post vai te mostrar que é possível aproveitar as cascas de alguns alimentos que normalmente seriam descartadas, e como essa ação pode contribuir com a redução da quantidade de lixo orgânico produzida no nosso país.
Confira agora 5 opções para reaproveitamento cascas na sua dieta!
- Casca de abóbora
A casca da abóbora é rica em fibras e os benefícios deste alimento para o nosso organismo são incontáveis. Desde a melhoria do funcionamento digestivo, controle de glicemia, sensação de saciedade até a redução do colesterol, consumir fibras é essencial na nossa dieta diária.
A casca da Abóbora pode ser cozida e usada como ingrediente em sopas, refogados e ensopados.
- Casca de batata
Mais uma aliada no aumento da saciedade e prevenção de doenças como diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. A casca da batata também é rica em vitamina C e pode ser cozida e usada em purês, sopas e assada como petisco.
- Casca de banana
Famosa por seu desempenho em receitas de bolos e pães, a casca da banana é rica em fibras e minerais como potássio e magnésio. Isso faz com que ela seja uma excelente aliada na redução do colesterol e aumento de magnésio e vitaminas do complexo B em nosso organismo.
Além das opções já conhecidas de usá-la no preparo de pães e bolos, a casca da banana também pode ser consumida cozida ou no preparo de smooths, para dar maior cremosidade e aumentar a saciedade.
- Casca de melancia
Uma fonte importantíssima para a absorção de fontes naturais de antioxidantes e anti-inflamatórios.
A casca da melancia pode ser cozida e usada em receitas de geleias, compotas e picles.
- Casca de maçã
Se você está buscando uma ajudinha no controle do peso, chegou à fonte natural que vai te auxiliar nesse quesito. Além de possuir um alto nível de pectina que ajuda no controle da saciedade a casca da maçã é rica em fibras e vai colaborar para acelerar o processo digestório e diminuir a absorção de gorduras e açúcares pelo seu organismo.
Excelentes formas de utilizar a casca da maçã é no preparo de chás, geleias, compotas e no processamento de sucos.
Reaproveitamento de cascas
Sem prejuízos para sua saúde e, agora, sem prejuízos para o meio ambiente. O ato de incluir cascas de alimentos na sua dieta diária é uma alternativa de melhor aproveitamento e absorção dos nutrientes que as frutas têm para nos oferecer.
Nós selecionamos 5, mas o reaproveitamento de cascas pode ser infinito e torna receitas deliciosas. Fica o alerta para higienizá-las adequadamente antes de consumir.
Lembre-se: evitar o desperdício de alimentos em casa é uma forma de contribuir com o consumo consciente e sustentável.